Telefone: (11) 5085-5888 e (11) 5085-5856 | Whatsapp: (11) 98214-5886 e (11) 97951-5886 contato@medicsupply.net

O antidepressivo Brintellix (vortioxetina) muda de nome para evitar a confusão com o antiplaquetário Brilinta (ticagrelor)

Esta é uma atualização do Comunicado sobre a segurança de remédios do FDA: O FDA adverte sobre os erros de prescrição e aviação de receitas que resultam da confusão do nome da marca entre o antidepressivo Brintellix (vortioxetina) e o antiplaquetário Brilinta (ticagrelor) emitido no dia 30 de julho de 2015.

A  Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA)  aprovou uma mudança de nome para o antidepressivo Brintellix (vortioxetina) com o propósito de reduzir o risco de erros de prescrição e aviação de receitas, que resultam da confusão do nome entre o medicamento anticoagulante Brilinta (ticagrelor). O novo nome da marca do medicamento será Trintellix, e espera-se que esteja disponível a partir de junho de 2016. Não será realizado nenhuma outra mudança na etiqueta nem no empacotamento, e o remédio é exatamente o mesmo.

Período de transição

Devido à demora relacionada à fabricação de frascos com o novo nome da marca, é possível que os profissionais da saúde e pacientes continuem vendo frascos com a etiqueta da marca Brintellix durante o período de transição.

Profissionais de saúde e pacientes

Os profissionais da saúde, devem verificar cuidadosamente e certificar-se que tenham receitado ou entregue o medicamento certo. Durante a transição para o novo nome de Brintellix para Trintellix, os prescritores podem reduzir o risco de confusão do nome incluindo o nome genérico do medicamento que estão receitando, para além da marca comercial e da indicação do uso. Os pacientes devem certificar-se de ter recebido o medicamento certo. Os comprimidos de Trintellix têm o mesmo aspecto dos comprimidos de Brintellix. Todos aqueles que tiverem qualquer pergunta ou dúvida, devem falar com quem lhes prescreveu ou com o farmacêutico.

Aplicação

O antidepressivo Brintellix/Trintellix (vortioxetina) é utilizado no tratamento de um certo tipo de depressão chamado de transtorno depressivo, mais frequente em adultos. É encontrado em uma classe de antidepressivos chamados inibidores seletivos de recaptura da serotonina (ISRS) que atuam afetando a química do cérebro que pode se desequilibrar.

Em uma comunicação sobre a segurança dos medicamentos de 2015, alertamos que a confusão do nome entre Brintellix e Brilinta tinha resultado em erros de prescrição e entrega de receitas desde que Brintellix foi aprovado em setembro de 2013. Devido aos informes permanentes de confusão do nome entre os dois medicamentos utilizados para propósitos muito diferentes, o FDA trabalhou com o fabricante do Brintellix, a Takeda Pharmaceuticals, para mudar o nome comercial do medicamento.

Recomendações

As pessoas responsáveis por empilhar e armazenar o medicamento precisam estar alertas para o novo número do Código Nacional de Medicamentos (NDC) que o Trintellix vai ter. É importante para os editores de conteúdo com as informações sobre medicamentos e para os administradores de sistemas eletrônicos relacionados aos medicamentos que usem o novo nome comercial Trintellix e o número de NDC uma vez que a Takeda coloque à disposição a vortioxetina sob o novo nome de Trintellix.

Incentivamos os profissionais da saúde e pacientes a reportar a confusão de nomes, os erros nos medicamentos e qualquer efeito colateral que envolva a Brintellix/Trintellix ou Brilinta ao programa MedWatch da FDA, usando a informação na secção “Contáctenos” na parte inferior da página.

Informações de segurança em outras línguas

O FDA reconhece a importância de fornecer informação relacionada à segurança de medicamentos em outros idiomas para além do Inglês. Faremos nosso melhor esforço para fornecer versões das nossas comunicações de segurança de medicamentos em Espanhol, que sejam precisas e oportunas. No entanto caso haja alguma discrepância entre a versão em Inglês e a versão em Espanhol, a versão em Inglês deve ser considerada a versão oficial. Caso tenha quaisquer perguntas ou deseje fazer algum comentário, favor entrar em contato com a Division of Drug Information em: druginfo@fda.hhs.gov.

FDA

A FDA, Agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, protege a saúde pública, assegurando a proteção, eficácia e segurança dos medicamentos humanos e veterinários, vacinas e outros produtos biológicos para uso humano, e dispositivos médicos. A agência também é responsável pela segurança e proteção dos suprimentos de alimentos da nação, cosméticos, suplementos alimentares, produtos que emitem radiação eletrônica, e pela regulamentação de produtos do tabaco.

Publicado em: 02/05/2016 | Fonte: http://www.fda.gov/

Share This

Share this post with your friends!