Telefone: (11) 5085-5888 e (11) 5085-5856 | Whatsapp: (11) 98214-5886 e (11) 97951-5886 contato@medicsupply.net

Tratamento de câncer de medula óssea

O Blenrep é um medicamento contra o câncer utilizado no tratamento do mieloma múltiplo (um câncer da medula óssea). É administrado a adultos que receberam pelo menos quatro tratamentos anteriores e cuja doença não responde ao tratamento com pelo menos um inibidor de proteassoma, um agente imunomodulador e um anticorpo monoclonal anti-CD38 (tipos de medicamentos contra o câncer), e cujo câncer piorou desde o último tratamento.

O mieloma múltiplo é raro e o Blenrep foi designado “medicamento órfão” (um medicamento utilizado em doenças raras) em 16 de outubro de 2017.

O Blenrep contém a substância ativa belantamab mafodotina.

Como o Blenrep é usado?

O Blenrep só pode ser obtido mediante receita médica e o tratamento deve ser iniciado e supervisionado por um médico com experiência no tratamento do mieloma múltiplo. É administrado por perfusão (gota a gota) numa veia uma vez a cada três semanas e a dose depende do peso corporal. O tratamento deve continuar até que o paciente não se beneficie mais dele ou os efeitos colaterais se tornem inaceitáveis.

Como o Blenrep pode danificar a córnea (a camada transparente na frente do olho que cobre a pupila e a íris), os pacientes devem ter seus olhos examinados antes e durante o tratamento. Os pacientes devem usar lágrimas artificiais sem conservantes pelo menos 4 vezes por dia, começando no primeiro dia de tratamento com Blenrep, pois isso pode reduzir os efeitos colaterais da córnea.

Para mais informações sobre a utilização de Blenrep, consulte o Folheto Informativo ou contate o seu médico ou farmacêutico.

Como funciona o Blenrep no tratamento do Câncer de medula óssea?

A substância ativa do Blenrep, o belantamab mafodotina, consiste num anticorpo monoclonal (um tipo de proteína) ligado a uma molécula citotóxica (destruidora de células). O anticorpo foi projetado para se ligar a uma proteína chamada antígeno de maturação de células B (BCMA), que está presente na superfície de células plasmáticas imaturas anormais (células de mieloma). Quando o Blenrep é administrado ao doente, a porção do anticorpo do medicamento liga-se ao BCMA nas células do mieloma e entrega a molécula citotóxica nas células. Uma vez dentro, a molécula citotóxica mata as células interferindo em sua capacidade de se dividir e crescer. O Blenrep também estimula o sistema imunológico (as defesas naturais do corpo) a atacar as células do mieloma, e essas ações combinadas devem retardar a progressão da doença.

Quais os benefícios demonstrados pelo Blenrep durante os estudos?

Um estudo principal em curso envolvendo 196 doentes demonstrou que o Blenrep foi eficaz na eliminação das células cancerígenas em doentes com mieloma múltiplo que regressaram e não responderam a outros tratamentos para o câncer de medula óssea.

Quase um terço dos pacientes (32%) que receberam a dose recomendada respondeu ao tratamento com Blenrep.

A resposta durou em média 11 meses.

Quais são os riscos associados ao Blenrep?

Os efeitos secundários mais frequentes associados ao Blenrep são ceratopatia (lesão da córnea, que pode afetar mais de 7 em 10 pessoas) e trombocitopenia (contagem baixa de plaquetas no sangue, que pode afetar mais de 3 em 10 pessoas).

Os efeitos colaterais graves mais comuns (que podem afetar até 1 em cada 10 pessoas) são pneumonia (infecção pulmonar), febre e reações relacionadas à perfusão. Para a lista completa dos efeitos secundários e restrições do Blenrep, consulte o Folheto Informativo .

Por que o Blenrep está autorizado na UE?

O Blenrep foi eficaz na eliminação das células do mieloma, com quase um terço dos doentes no estudo principal a responder ao tratamento. A duração da resposta também foi clinicamente significativa. Os efeitos colaterais do Blenrep são principalmente reversíveis e controláveis ​​com modificações da dose e monitoramento cuidadoso. A Agência Europeia de Medicamentos decidiu, por conseguinte, que os benefícios do Blenrep são superiores aos seus riscos e pode ser autorizado para utilização na UE.

Blenrep recebeu ‘autorização condicional’. Isso significa que há mais evidências sobre o medicamento que a empresa é obrigada a fornecer. Todos os anos, a Agência analisará qualquer nova informação que se torne disponível e esta visão geral será atualizada conforme necessário.

Que informação ainda se aguarda sobre o Blenrep?

Uma vez que Blenrep recebeu autorização condicional para tratamento de câncer na medula óssea, a empresa que comercializa o medicamento fornecerá os resultados finais do estudo principal mencionado acima e os resultados de outro estudo comparando Blenrep com pomalidomida mais dexametasona em dose baixa, que é uma opção de tratamento aprovada para pacientes com mieloma múltiplo que voltou.

Que medidas estão sendo adotadas para garantir a utilização segura e eficaz do Blenrep?

A empresa que comercializa o Blenrep fornecerá material educacional aos profissionais de saúde, incluindo especialistas em olhos, para informá-los que o Blenrep pode afetar os olhos e a visão. Os pacientes que receberem Blenrep também receberão materiais educacionais, incluindo um cartão de alerta do paciente com essas informações.

As recomendações e precauções a serem seguidas por profissionais de saúde e pacientes para uma utilização segura e eficaz de Blenrep também foram incluídas no resumo das características do medicamento e no folheto informativo.

Como para todos os medicamentos, os dados sobre o uso de Blenrep são monitorados continuamente. Os efeitos colaterais relatados com Blenrep são avaliados cuidadosamente e todas as medidas necessárias são tomadas para proteger os pacientes.

Outras informações sobre o Blenrep

Blenrep recebeu uma autorização de introdução no mercado condicional válida em toda a UE em 25 de agosto de 2020.


EMA

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) é uma agência descentralizada da União Europeia (UE), localizada em Londres. Ela começou a operar em 1995. A Agência é responsável pela avaliação científica, vigilância e segurança, monitoramento de medicamentos desenvolvidos por empresas farmacêuticas para uso na UE.

Publicado em: 14/07/2020 | Fonte: http://www.ema.europa.eu/

Para importar Blenrep, entre em contato com a Medicsupply!

Share This

Share this post with your friends!