Câncer de mama HER2-negativo com mutações BRCA

O Talzenna é um medicamento contra o câncer usado de forma isolada para tratar um tipo de câncer de mama HER2-negativo com mutações BRCA que já se espalhou para além do seu local de origem, naqueles pacientes que foram tratados com certos medicamentos que pararam de fazer efeito ou quando esses medicamentos não estão sendo apropriados. O Talzenna contém como substância ativa, o talazoparib.

Como se usa o Talzenna?

O Talzenna só pode ser obtido mediante receita médica e o seu tratamento deve ser iniciado e supervisionado por um médico com experiência no uso de medicamentos contra o câncer. O Talzenna está disponível em cápsulas (de 1 mg e de 0,25 mg), e a dose recomendada é de 1 mg uma vez ao dia. O tratamento para câncer de mama HER2-negativo deve continuar durante o tempo em que o paciente continuar se beneficiando dele e enquanto seus efeitos colaterais forem toleráveis. A dose poderá ser reduzida ou o tratamento interrompido se ocorrerem certos efeitos colaterais. Para obter  mais informações sobre o uso do Talzenna, consulte o Folheto Informativo da Embalagem (bula), ou entre em contato com o seu médico ou farmacêutico.

Como o Talzenna funciona?

A substância ativa do Talzenna, o talazoparib, bloqueia a ação de enzimas denominadas poli-ADP ribose polimerase humana (PARP), que são proteínas que ajudam a reparar o DNA danificado nas células (tanto nas células normais quanto nas cancerígenas) durante a divisão celular. Assim sendo, quando as proteínas PARP são bloqueadas, o DNA danificado nas células cancerosas não pode ser reparado e, como resultado, as células cancerosas morrem.

Que benefícios foram demonstrados pelo Talzenna durante os estudos?

O Talzenna demonstrou ser eficaz em prolongar o tempo de vida dos pacientes sem o agravamento da doença num estudo principal envolvendo 431 pacientes com câncer de mama HER2-negativo com mutações BRCA e cujo câncer se espalhou. Os pacientes que foram tratados com o Talzenna viveram em média 8,6 meses sem que a doença se agravasse, em comparação com os 5,6 meses no caso dos pacientes tratados conforme a escolha do médico feita com outro medicamento contra o câncer.

Quais são os riscos associados ao Talzenna?

Os efeitos colaterais mais comuns do Talzenna (que podem afetar mais de 1 a cada 4 pessoas) são: cansaço, anemia (contagem baixa de glóbulos vermelhos que pode causar cansaço e palidez), náuseas (enjôo), neutropenia (níveis baixos de neutrófilos, um tipo de glóbulo branco que combate as infecções), trombocitopenia (níveis baixos de plaquetas no sangue) e dor de cabeça. Os efeitos colaterais graves mais comuns (que podem afetar mais de 1 a cada 10 pessoas) e que levaram a mudanças na dose do Talzenna são: anemia, neutropenia e trombocitopenia. As mulheres não devem amamentar durante o tratamento com o Talzenna nem ainda por um mês após a interrupção do tratamento. Para obter a lista completa de efeitos colaterais e restrições com relação ao Talzenna, consulte o Folheto Informativo da Embalagem (bula).

Por quê o Talzenna foi autorizado na UE?

Pacientes com câncer de mama HER2-negativo com mutações BRCA e cujo câncer se espalhou, em geral têm um resultado ruim. O Talzenna pode aumentar o tempo de vida desses pacientes sem que a doença se agrave. Os efeitos colaterais do Talzenna em geral foram bem tolerados e, quando necessário, controláveis ​​com alterações na dose e / ou com o uso de terapia médica de suporte padrão. A Agência Europeia de Medicamentos decidiu então, que os benefícios do Talzenna são superiores aos seus riscos e que pode ser autorizado para o uso na UE.

Que medidas estão sendo adotadas para garantir a utilização segura e eficaz do Talzenna?

Também foram incluídas no resumo das características do produto e no Folheto Informativo da Embalagem (bula), as recomendações e precauções a serem seguidas pelos médicos e pelos pacientes para o uso seguro e eficaz do Talzenna. Tal como acontece com todos os medicamentos, os dados sobre o uso do Talzenna são monitorados continuamente. Efeitos colaterais relatados pelo uso do Talzenna são cuidadosamente avaliados, e todas as medidas necessárias são tomadas para proteger os pacientes.

Outras informações sobre o Talzenna

O Talzenna recebeu uma autorização de comercialização válida em toda a UE em 20 de junho de 2019.


EMA

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) é uma agência descentralizada da União Europeia (UE), localizada em Londres. Ela começou a operar em 1995. A Agência é responsável pela avaliação científica, vigilância e segurança, monitoramento de medicamentos desenvolvidos por empresas farmacêuticas para uso na UE.

Publicado em: 14/07/2020 | Fonte: http://www.ema.europa.eu/

Para importar Talzenna, entre em contato com a Medicsupply!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se e receba informações atualizadas das agências internacionais, FDA/US e EMA/EU.

São informações úteis e pertinentes para médicos, profissionais de saúde e pacientes.

Seus dados estarão totalmente seguros conosco e você pode cancelar sua inscrição quando quiser.

Seu cadastro foi realizado com sucesso!

Share This

Share this post with your friends!