A FDA adverte contra o uso de gel e de comprimidos homeopáticos para a dentição

A Agência de Administração de Alimentos e Drogas dos EUA, FDA, está alertando os consumidores sobre o uso de gel e de comprimidos homeopáticos. Os géis e comprimidos homeopáticos para a dentição, podem representar um risco para lactentes e crianças. A FDA recomenda que os consumidores deixem de usar esses produtos e que se desfaçam de qualquer um que ainda tenham.

Fabricantes

Os géis e comprimidos homeopáticos para a dentição, são distribuídos pela CVS, de Hyland, e possivelmente por outros, e são vendidos em lojas de varejo e online.

Efeitos colaterais graves

O consumidor deverá procurar assistência médica imediatamente, se seu filho apresentar convulsões, dificuldade respiratória, letargia, sonolência excessiva, fraqueza muscular, rubor da pele, prisão de ventre, dificuldade em urinar, ou agitação após o uso de gel e de comprimidos homeopáticos para a dentição.

Aconselhamento médico

“A dentição pode ser conduzida sem prescrições ou sem remédios de venda liberada”, disse a Dra. Janet Woodcock, diretora do Centro da FDA, para a Avaliação e Pesquisa de Drogas. “Recomendamos que os pais e cuidadores não deem géis nem comprimidos homeopáticos para a dentição para as crianças e que procurem o aconselhamento de seu médico para alternativas seguras.”

Alerta de segurança

A FDA está analisando os eventos adversos relatados à agência sobre os géis e comprimidos homeopáticos para a dentição, que incluíram, convulsões em lactentes e crianças que receberam esses produtos, desde o alerta de segurança de 2010 sobre comprimidos homeopáticos para a dentição. A FDA está atualmente a investigando esta questão, inclusive testando amostras de produtos. A agência vai continuar a se comunicar com o público, conforme mais informações forem ficando disponíveis. Os géis e comprimidos homeopáticos para dentição, não foram avaliados, nem aprovados pela FDA, quanto à sua segurança ou eficácia. A agência também não tem conhecimento de qualquer benefício de saúde comprovado desses produtos, que são classificados como: para aliviar os sintomas da dentição em crianças.

Recomendações aos profissionais de saúde e consumidores

A FDA incentiva os profissionais de saúde e consumidores a que comuniquem eventos adversos ou problemas de qualidade experimentados com o uso de géis ou comprimidos homeopáticos para dentição, para o programa Relatório de Eventos Adversos MedWatch da FDA:


FDA

A FDA, Agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, protege a saúde pública, assegurando a proteção, eficácia e segurança dos medicamentos humanos e veterinários, vacinas e outros produtos biológicos para uso humano, e dispositivos médicos. A agência também é responsável pela segurança e proteção dos suprimentos de alimentos da nação, cosméticos, suplementos alimentares, produtos que emitem radiação eletrônica, e pela regulamentação de produtos do tabaco.

Publicado em: 30/09/2016 | Fonte: http://www.fda.gov/

Outras Informações

Hipertensão pulmonar – Alerta Adempas, para uso somente em pacientes não portadores de hipertensão pulmonar causada por pneumonia intersticial idiopática A recomendação da EMA vem...
Sabonetes antibacterianos – segurança e eficiência... A FDA emite regra final sobre a segurança e eficácia dos sabonetes antibacterianos A Agência de Administração de Alimentos e Drogas dos EUA, FDA, emi...
Reavaliação das políticas sobre opioides na FDA Reavaliação das políticas sobre opioides na FDA O Dr. Califf, e altos funcionários da FDA são chamados para uma reavaliação abrangente das políticas ...

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se e receba informações atualizadas das agências internacionais, FDA/US e EMA/EU.

São informações úteis e pertinentes para médicos, profissionais de saúde e pacientes.

Seus dados estarão totalmente seguros conosco e você pode cancelar sua inscrição quando quiser.

Seu cadastro foi realizado com sucesso!