A FDA adverte contra o uso de gel e de comprimidos homeopáticos para a dentição

A Agência de Administração de Alimentos e Drogas dos EUA, FDA, está alertando os consumidores sobre o uso de gel e de comprimidos homeopáticos. Os géis e comprimidos homeopáticos para a dentição, podem representar um risco para lactentes e crianças. A FDA recomenda que os consumidores deixem de usar esses produtos e que se desfaçam de qualquer um que ainda tenham.

Fabricantes

Os géis e comprimidos homeopáticos para a dentição, são distribuídos pela CVS, de Hyland, e possivelmente por outros, e são vendidos em lojas de varejo e online.

Efeitos colaterais graves

O consumidor deverá procurar assistência médica imediatamente, se seu filho apresentar convulsões, dificuldade respiratória, letargia, sonolência excessiva, fraqueza muscular, rubor da pele, prisão de ventre, dificuldade em urinar, ou agitação após o uso de gel e de comprimidos homeopáticos para a dentição.

Aconselhamento médico

“A dentição pode ser conduzida sem prescrições ou sem remédios de venda liberada”, disse a Dra. Janet Woodcock, diretora do Centro da FDA, para a Avaliação e Pesquisa de Drogas. “Recomendamos que os pais e cuidadores não deem géis nem comprimidos homeopáticos para a dentição para as crianças e que procurem o aconselhamento de seu médico para alternativas seguras.”

Alerta de segurança

A FDA está analisando os eventos adversos relatados à agência sobre os géis e comprimidos homeopáticos para a dentição, que incluíram, convulsões em lactentes e crianças que receberam esses produtos, desde o alerta de segurança de 2010 sobre comprimidos homeopáticos para a dentição. A FDA está atualmente a investigando esta questão, inclusive testando amostras de produtos. A agência vai continuar a se comunicar com o público, conforme mais informações forem ficando disponíveis. Os géis e comprimidos homeopáticos para dentição, não foram avaliados, nem aprovados pela FDA, quanto à sua segurança ou eficácia. A agência também não tem conhecimento de qualquer benefício de saúde comprovado desses produtos, que são classificados como: para aliviar os sintomas da dentição em crianças.

Recomendações aos profissionais de saúde e consumidores

A FDA incentiva os profissionais de saúde e consumidores a que comuniquem eventos adversos ou problemas de qualidade experimentados com o uso de géis ou comprimidos homeopáticos para dentição, para o programa Relatório de Eventos Adversos MedWatch da FDA:


FDA

A FDA, Agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, protege a saúde pública, assegurando a proteção, eficácia e segurança dos medicamentos humanos e veterinários, vacinas e outros produtos biológicos para uso humano, e dispositivos médicos. A agência também é responsável pela segurança e proteção dos suprimentos de alimentos da nação, cosméticos, suplementos alimentares, produtos que emitem radiação eletrônica, e pela regulamentação de produtos do tabaco.

Publicado em: 30/09/2016 | Fonte: http://www.fda.gov/

Outras Informações

Medicamento para saúde mental A FDA adverte sobre novos problemas de controle de impulsos com relação ao medicamento para saúde mental Aripiprazol (Abilify, Abilify Maintena, Arist...
Prolapso de órgãos pélvicos transvaginal Prolapso de órgãos pélvicos transvaginal A Agência de Administração de Alimentos e Drogas dos  EUA (FDA), emitiu hoje duas ordens finais para que os ...
Problemas cardíacos – Loperamida – mau... Loperamida (Imodium): Comunicação de Segurança de Medicamento Problemas cardíacos graves causados por doses elevadas, de abuso e mau uso A Agência ...

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se e receba informações atualizadas das agências internacionais, FDA/US e EMA/EU.

São informações úteis e pertinentes para médicos, profissionais de saúde e pacientes.

Seus dados estarão totalmente seguros conosco e você pode cancelar sua inscrição quando quiser.

Seu cadastro foi realizado com sucesso!