Tratamento da Esofagite eosinofílica

Este é um resumo do Relatório Público Europeu de Avaliação (EPAR), sobre o Jorveza, para tratar esofagite eosinofílica. Ele explica como a Agência avaliou o medicamento para poder recomendar a sua autorização na UE, assim como as condições para a sua utilização. Não se destina a fornecer conselhos práticos sobre como usar o medicamento.

Para obter informações práticas sobre o uso do Jorveza, os pacientes devem ler o folheto informativo da embalagem (bula), ou entrar em contato com o seu médico ou farmacêutico.

O que é o Jorveza e para  é usado?

O Jorveza é um medicamento usado para tratar de adultos com esofagite eosinofílica. A esofagite eosinofílica, é uma inflamação do esôfago (o tubo de alimentação que conduz o alimento da boca para o estômago), que causa sintomas que incluem a disfagia (dificuldade de deglutição) e a obstrução do esôfago. É causada por um grande acúmulo de glóbulos brancos, chamados eosinófilos no revestimento do esôfago. O Jorveza contém como substância ativa, a budesonida.

Como o número de pacientes com esofagite eosinofílica é baixo, a doença é considerada “rara”, e o Jorveza foi designado como um “medicamento órfão” (um medicamento único usado em doenças raras) em 5 de agosto de 2013.

Como se usa o Jorveza?

O Jorveza só pode ser obtido com receita médica e o tratamento deve ser iniciado por um médico experiente no diagnóstico e no tratamento da esofagite eosinofílica.

O Jorveza está disponível em comprimidos orodispersíveis (que se desfazem na boca e podem ser deglutidos sem a administração de um líquido) de 1 mg. O comprimido é colocado na língua e pressionado contra o céu da boca por cerca de dois minutos até se dissolver. Durante este período, o paciente deve engolir a saliva com o medicamento dissolvido de forma constante. Os comprimidos não podem ser mastigados nem engolidos inteiros. A dose recomendada é de um comprimido duas vezes ao dia. O tratamento é continuado por 6 semanas, mas pode ser prolongado por mais 6 semanas, caso seja necessário.

Para maiores informações, consulte o folheto informativo da embalagem (bula).

Como o Jorveza funciona?

A substância ativa no Jorveza, a budesonida, é um medicamento corticoide. Os corticoides ajudam a reduzir a inflamação, ao se ligar aos receptores de células imunes, reduzindo a liberação das substâncias envolvidas no processo de inflamação.

Depois que o Jorveza se dissolve na boca, a saliva o carrega até o esôfago, onde reduz a inflamação e alivia os sintomas da esofagite eosinofílica.

Que benefícios do Jorveza foram mostrados em estudos?

O Jorveza demonstrou ser eficaz em um estudo principal envolvendo 88 adultos com esofagite eosinofílica. A principal medida da sua eficácia, foi o nível de eosinófilos presentes no esôfago e a melhora nos sintomas. O Jorveza foi comparado com placebo (uma substância neutra que simula um medicamento). Após 6 semanas, cerca de 58% dos pacientes que tomaram o Jorveza (34 entre 59 dos pacientes) tiveram seus eosinófilos reduzidos e ficaram sem sintomas ou apenas com sintomas mínimos, enquanto que nenhum dos 29 pacientes que tomaram o placebo teve esses efeitos.

Quais são os riscos associados ao Jorveza?

Os efeitos colaterais mais comuns com o Jorveza (que podem afetar até 3 em cada 10 pessoas) são: infecções fúngicas na boca, na faringe (garganta) e no esôfago.

Para obter a lista completa de todos os efeitos colaterais e restrições com o Jorveza, consulte o folheto informativo da embalagem (bula).

Por que Jorveza foi aprovado?

O Jorveza beneficia os pacientes com esofagite eosinofílica melhorando os sintomas da doença e reduzindo o excesso de eosinófilos. Esses pacientes geralmente não possuem outras opções de tratamento. Os efeitos colaterais do Jorveza são na sua maioria, os mesmos de outros medicamentos similares. A Agência Europeia de Medicamentos decidiu que os benefícios do Jorveza são maiores que os seus riscos e recomendou que este fosse aprovado para uso na UE.

Que medidas estão sendo tomadas para garantir o uso seguro e eficaz do Jorveza?

Recomendações e precauções a serem seguidas pelos profissionais de saúde e pelos pacientes para o uso seguro e eficaz do Jorveza, foram incluídos no resumo das características do produto e no folheto informativo da embalagem (bula).

Outras informações sobre o Jorveza

A Comissão Europeia concedeu uma autorização de comercialização, válida em toda a União Europeia para o Jorveza, em 8 de janeiro de 2018.

Para obter maiores informações sobre o tratamento com o Jorveza, leia o folheto informativo da embalagem (bula), (também parte do EPAR), ou entre em contato com o seu médico ou farmacêutico.

O resumo do parecer do Comitê de Medicamentos Órfãos sobre o Jorveza pode ser encontrado no website da Agência.


EMA

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) é uma agência descentralizada da União Europeia (UE), localizada em Londres. Ela começou a operar em 1995. A Agência é responsável pela avaliação científica, vigilância e segurança, monitoramento de medicamentos desenvolvidos por empresas farmacêuticas para uso na UE.

Publicado em: 18/01/2018 | Fonte: http://www.ema.europa.eu/

Para importar Jorveza, entre em contato com a Medicsupply!


 

Outras Informações

Câncer de mama precoce, metastático ou gástrico Tratamento para câncer de mama precoce Este é um resumo do Relatório Público Europeu de Avaliação (EPAR), sobre o Herzuma, para tratar para câncer de...
Coagulação sanguínea – Roteas (Edoxaban) Medicamento para coagulação sanguínea Este é um resumo do Relatório Público Europeu de Avaliação (EPAR), sobre o Roteas, para tratar coagulação sangu...
Tratamento da lipodistrofia – Myalepta Tratamento da lipodistrofia O Myalepta é um medicamento usado em acréscimo à dieta no tratamento da lipodistrofia, em que os pacientes têm perda de t...

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se e receba informações atualizadas das agências internacionais, FDA/US e EMA/EU.

São informações úteis e pertinentes para médicos, profissionais de saúde e pacientes.

Seus dados estarão totalmente seguros conosco e você pode cancelar sua inscrição quando quiser.

Seu cadastro foi realizado com sucesso!