Nova droga para a Psoríase em placas

A Agência de Administração de Alimentos e Drogas dos EUA, FDA, aprovou hoje o Cosentyx (secukinumab) para o tratamento de adultos com psoríase em placas de moderada a grave.

A psoríase é uma doença de pele que provoca manchas de vermelhidão e irritação na pele. A psoríase é uma doença autoimune, e ocorre mais frequentemente em pacientes com história familiar da doença, e na maioria das vezes começa em pessoas entre as idades de 15 e 35. A forma mais comum de psoríase é a psoríase em placas, em que os pacientes desenvolvem espessamento, e pele vermelha com manchas escamosas branco-prateadas chamadas escalas.

Ingrediente ativo

O ingrediente ativo do Cosentyx é o secukinumab. O secukinumab é um anticorpo que se liga a uma proteína (a interleucina (IL)-17A) que está envolvida na inflamação. Ao ligar-se à IL-17A, o secukinumab o impede de se ligar ao seu receptor e inibe a sua capacidade para desencadear a resposta inflamatória, que desempenha um papel no desenvolvimento das placas de psoríase.

Administração

O Cosentyx é administrado como uma injeção sob a pele. Ele é destinado a pacientes que são candidatos à terapia sistêmica (tratamento utilizando substâncias que viajam através da corrente sanguínea, depois de serem tomadas por via oral ou injetável), a fototerapia (tratamento com luz ultravioleta) ou uma combinação de ambos.

“A psoríase em placas pode causar irritação significativa na pele e desconforto para os pacientes, por isso é importante ter uma variedade de opções de tratamento disponíveis para os pacientes”, disse a Dra. Amy Egan, MPH, vice-diretora do Escritório de Avaliação de Medicamentos III do Centro da FDA para Avaliação e Pesquisa de drogas.

Segurança e eficácia

A segurança e eficácia do Cosentyx foram estabelecidas em quatro ensaios clínicos com um total de 2.403 participantes com psoríase em placas, que eram candidatos à fototerapia ou a terapia sistêmica. Os participantes foram distribuídos aleatoriamente para receber o Cosentyx ou um placebo. Os resultados mostraram que o Cosentyx conseguiu uma maior resposta clínica do que o placebo, com a pele que ficou limpa ou quase clara, conforme foi avaliado pela pontuação da dimensão, natureza e gravidade das alterações psoriásicas da pele.

Reações adversas

O Cosentyx está sendo aprovado com um Guia de Medicação para informar os pacientes que, pelo fato de ser um medicamento que afeta o sistema imunológico, os pacientes podem ter um maior risco de contrair uma infecção. Reações alérgicas graves foram relatadas com o uso do Cosentyx. Devem ser tomadas precauções quando se considera o uso em pacientes com infecção crônica ou história de infecção recorrente, e em pacientes com doença de Crohn ativa. Os efeitos colaterais mais comuns incluem diarreia e infecções respiratórias superiores.

Comercialização

O Cosentyx é comercializado pela East Hanover, Novartis Pharmaceuticals Corporation, com base em New Jersey.


FDA

A FDA, Agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, protege a saúde pública, assegurando a proteção, eficácia e segurança dos medicamentos humanos e veterinários, vacinas e outros produtos biológicos para uso humano, e dispositivos médicos. A agência também é responsável pela segurança e proteção dos suprimentos de alimentos da nação, cosméticos, suplementos alimentares, produtos que emitem radiação eletrônica, e pela regulamentação de produtos do tabaco.

Publicado em: 21/01/2015 | Fonte: http://www.fda.gov/

Outras Informações

Prevenir eventos aterotrombóticos – Efient Prevenir eventos aterotrombóticos Este é um resumo do Relatório Público Europeu de Avaliação (EPAR). Ele explica como o Comitê de Medicamentos para U...
Nova droga contra psoríase – Talz (ixekizumab) FDA aprova Talz nova droga contra psoríase A Agência de Administração de Alimentos e Drogas dos EUA, FDA, aprovou hoje o Taltz (ixekizumab), nova d...
Estimulação ovariana controlada – Rekovelle (delta... Estimulação ovariana controlada Em 13 de Outubro de 2016, o Comitê de Medicamentos para Uso Humano (CHMP) emitiu um parecer positivo, recomendando a ...

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se e receba informações atualizadas das agências internacionais, FDA/US e EMA/EU.

São informações úteis e pertinentes para médicos, profissionais de saúde e pacientes.

Seus dados estarão totalmente seguros conosco e você pode cancelar sua inscrição quando quiser.

Seu cadastro foi realizado com sucesso!