Tratamento para prevenção da enxaqueca

O Aimovig é um medicamento usado para prevenção da enxaqueca em adultos que sofrem de enxaqueca por pelo menos 4 dias ao mês.

O Aimovig contém como substância ativa, o erenumab.

Como se usa o Aimovig?

O Aimovig é injetado sob a pele usando-se uma seringa ou caneta pré-cheia. Os pacientes podem eles mesmos injetar o medicamento após serem treinados.

A dose recomendada é de 70 mg a cada 4 semanas em uma única injeção. Alguns pacientes podem se beneficiar de uma dose de 140 mg a cada 4 semanas, administrada em duas injeções de 70 mg.

O Aimovig só pode ser obtido mediante receita médica e o tratamento deve ser iniciado por um médico com experiência no diagnóstico e no tratamento da enxaqueca. Para mais informações sobre como utilizar o Aimovig, consulte o folheto informativo da embalagem (bula), ou entre em contato com o seu médico ou farmacêutico.

Como o Aimovig funciona?

Foi demonstrado que um mensageiro químico chamado CGRP está envolvido no desenvolvimento da enxaqueca. O Aimovig é um anticorpo monoclonal (um tipo de proteína) projetado para se ligar ao receptor (alvo) do CGRP nas células do corpo. Ao ligar-se a este receptor, o medicamento impede que o CGRP se ligue a ele, e que cause a enxaqueca.

Que benefícios do Aimovig foram demonstrados em estudos?

O Aimovig é eficaz na redução da quantidade de dias que os pacientes sofrem com enxaqueca. Em um estudo feito com 667 pacientes que tinham enxaquecas de 18 dias por mês, em média, aqueles tratados com o Aimovig tiveram 7 dias a menos de enxaquecas por mês, em comparação com 4 dias a menos para os pacientes que receberam placebo (um tratamento simulado com uma substância sem propriedades farmacológicas).

Num segundo estudo com 955 pacientes que tinham enxaquecas de 8 dias por mês, em média, os pacientes tratados com o Aimovig tiveram, em média, 3 a 4 dias a menos de enxaquecas por mês, em comparação com cerca de 2 dias a menos naqueles pacientes tratados com placebo.

Quais são os riscos associados ao Aimovig?

Os efeitos colaterais mais comuns associados ao Aimovig (que podem afetar 1 em cada 10 pessoas) são reações no local de injeção, prisão de ventre, espasmos musculares e coceira.

Para obter a lista completa dos efeitos colaterais e restrições do Aimovig na prevenção da enxaqueca, consulte o folheto informativo da embalagem (bula).

Por quê o Aimovig foi autorizado na UE?

O Aimovig demonstrou ser eficaz na redução do número de dias que os pacientes sofrem com  enxaquecas. Apenas os pacientes com enxaqueca, de pelo menos, 4 dias por mês foram incluídos nos estudos, pois pacientes com enxaquecas menos freqüentes geralmente não são elegíveis para um tratamento preventivo.

A maioria dos efeitos colaterais em termos de gravidade é leve ou moderada. Assim sendo, a Agência Europeia de Medicamentos decidiu que os benefícios do Aimovig são superiores aos seus riscos e que pode ser autorizado para o uso na UE.

Que medidas estão sendo tomadas para garantir o uso seguro e eficaz do Aimovig?

As recomendações e precauções a serem seguidas pelos profissionais de saúde e pelos pacientes para uma utilização segura e eficaz de Aimovig foram incluídas no resumo das características do medicamento e no folheto informativo da embalagem (bula).

Assim como acontece com todos os medicamentos, os dados sobre o uso do Aimovig são continuamente monitorados. Os efeitos colaterais relatados com o Aimovig na prevenção da enxaqueca são cuidadosamente avaliados e qualquer ação que se faça necessária é tomada para proteger os pacientes.

Outras informações sobre o Aimovig

O Aimovig recebeu uma autorização de comercialização, válida em toda a UE, em 26 de julho de 2018.


EMA

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) é uma agência descentralizada da União Europeia (UE), localizada em Londres. Ela começou a operar em 1995. A Agência é responsável pela avaliação científica, vigilância e segurança, monitoramento de medicamentos desenvolvidos por empresas farmacêuticas para uso na UE.

Publicado em: 08/08/2018 | Fonte: http://www.ema.europa.eu/

Para importar Aimovig, entre em contato com a Medicsupply!


 

Outras Informações

Medicamento para diabetes tipo 2 – Qtern (saxaglip... Medicamento para diabetes tipo 2 – Qtern Este é um resumo do relatório público europeu de avaliação (EPAR) para o Qtern. Ele explica como a Agência a...
Nova droga contra a psoríase – Siliq (brodalumab)... A FDA aprova nova droga contra a psoríase A Agência de Administração de Alimentos e Drogas dos EUA, FDA, aprovou uma nova droga contra a psoríase, o ...
Tratamento de diversos tipos de canceres Mvasi como tratamento de diversos tipos de canceres Este é um resumo do Relatório Público Europeu de Avaliação (EPAR), sobre o Mvasi, para tratamento...

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se e receba informações atualizadas das agências internacionais, FDA/US e EMA/EU.

São informações úteis e pertinentes para médicos, profissionais de saúde e pacientes.

Seus dados estarão totalmente seguros conosco e você pode cancelar sua inscrição quando quiser.

Seu cadastro foi realizado com sucesso!