Lente intraocular com ampla gama de visão para pacientes com catarata

A Agência de Administração de Alimentos e Drogas dos EUA, FDA, aprovou hoje a primeira lente intraocular (LIO), que oferece aos pacientes de catarata um foco de profundidade estendida, essa faculdade os ajuda a melhorar a sua nitidez da visão (acuidade visual) para perto, para distâncias intermediárias e ao longe.

Catarata

A catarata é uma doença ocular comum, onde a lente natural vai ficando nublada, prejudicando a visão do paciente. De acordo com o National Eye Institute, mais de 20 por cento dos americanos terão cataratas com a idade de 65 anos, e sua prevalência aumenta com a idade. Na cirurgia de catarata, a lente natural nublada é removida e substituída por uma lente intraocular (LIO).

“Enquanto as LIOs têm sido o pilar do tratamento de catarata por muitos anos, nós continuamos vendo avanços na tecnologia”, disse a Dra. Malvina Eydelman, diretora da Divisão de Dispositivos Oftálmicos, Auditivos e de Nariz e Garganta do Centro da FDA para os Dispositivos de Saúde e Radiologia. “O Tecnis Symfony Extended Range of Vision IOL, (fornece uma nova opção para os pacientes que pode resultar em uma melhor visão através de uma gama mais ampla de distâncias.”

Comparação

Os LIOs monofocais tradicionais têm sido limitados a melhorar a visão para longa distância. O Tecnis Symfony IOL melhora a acuidade visual em faixas estreitas, intermediárias e de longa distância e portanto, pode reduzir a necessidade dos pacientes de usar lentes de contato ou óculos após a cirurgia de catarata.

Avaliação dos resultados

A aprovação foi baseada em uma avaliação dos resultados de um ensaio clínico randomizado comparando 148 pacientes com catarata, que foram implantados com o Tecnis Symfony IOL, com  151 pacientes com catarata implantados com a LIO monofocal. O estudo avaliou a acuidade visual para perto, faixas intermediárias e distantes; a sensibilidade ao contraste (a capacidade de distinguir pequenas diferenças entre claro e escuro); e eventos adversos durante seis meses após a implantação. Daqueles pacientes implantados com o Tecnis Symfony IOL, 77 por cento tinham uma boa visão (20/25), sem óculos para distâncias intermediárias, em comparação com 34 por cento das pessoas com a LIO monofocal.

Para distâncias próximas, os pacientes com Tecnis Symfony IOL eram capazes de ler duas, linhas progressivamente menores a mais, em uma placa de olhos padrão, do que aqueles com a LIO monofocal. Ambos os conjuntos de pacientes tiveram resultados comparáveis para a boa visão de longe.

Efeitos adversos

Pacientes implantados com o Tecnis Symfony IOL podem piorar da visão ou ter visão turva, hemorragia ou infecção. O dispositivo pode causar sensibilidade reduzida ao contraste, que se torna pior em condições de pouca visibilidade, tais como luz fraca ou neblina. Alguns pacientes podem experimentar halos visuais, ofuscamento ou explosões de estrelas. O dispositivo não deve ser utilizado em pacientes que tiveram traumas anteriores em seus olhos.

Modelos

O Tecnis Symfony IOL também está disponível em quatro modelos tóricos, os quais são indicados para a redução do astigmatismo residual de refração ou imperfeições na curvatura do olho.

Fabricante

O Tecnis Symfony Extended Range of Vision IOL é fabricado pela Abbott Medical Optics , Inc. de Santa Ana, Califórnia.


FDA

A FDA, Agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, protege a saúde pública, assegurando a proteção, eficácia e segurança dos medicamentos humanos e veterinários, vacinas e outros produtos biológicos para uso humano, e dispositivos médicos. A agência também é responsável pela segurança e proteção dos suprimentos de alimentos da nação, cosméticos, suplementos alimentares, produtos que emitem radiação eletrônica, e pela regulamentação de produtos do tabaco.

Publicado em: 15/07/2016 | Fonte: http://www.fda.gov/

Outras Informações

Câncer de pele localmente avançado – Odomzo (sonid... Tratamento para a forma mais comum de câncer de pele avançado A Agência de Administração de Alimentos e Drogas dos EUA, FDA, aprovou o Odomzo (sonide...
Linfoma quinase anaplásico positivo – Alecensa (al... Linfoma quinase anaplásico positivo Este é um resumo do Relatório Público Europeu de Avaliação (EPAR), sobre o Alecensa, para tratamento de Linfoma q...
Úlceras em pé diabético – Integra Omnigraft Úlceras em pé diabético - Omnigraft A Agencia de Administração de Alimentos e Drogas dos  EUA (FDA), aprovou hoje uma nova indicação para o Integra O...

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se e receba informações atualizadas das agências internacionais, FDA/US e EMA/EU.

São informações úteis e pertinentes para médicos, profissionais de saúde e pacientes.

Seus dados estarão totalmente seguros conosco e você pode cancelar sua inscrição quando quiser.

Seu cadastro foi realizado com sucesso!