Os produtos que alegam curar o Câncer são uma cruel decepção

Cuidado com os produtos que afirmam curar o câncer em sites ou plataformas de mídia social, tais como o Facebook e o Instagram. De acordo com Nicole Kornspan, M.P.H. (Mestre em Saúde Pública), Agente de Segurança do Consumidor da Agência de Administração de Alimentos e Drogas dos EUA (FDA), eles estão desenfreados hoje em dia.

“Qualquer um que sofre de câncer, ou conhece alguém que sofre, entende o medo e o desespero que podem surgir”, diz Kornspan. “Pode haver uma grande tentação de pular em qualquer coisa que pareça oferecer uma possibilidade para a cura.”

Produtos médicos legítimos

Produtos médicos legítimos, como drogas e dispositivos destinados a tratar o câncer têm que obter a aprovação da FDA ou a autorização antes de serem comercializados e vendidos. O processo de revisão da agência ajuda a garantir que estes produtos são seguros e eficazes para os usos para os quais são pretendidos.

Falsos tratamentos

No entanto, é sempre possível encontrar alguém ou alguma empresa clamando falsos “tratamentos” para câncer, que vêm em muitas formas, incluindo pílulas, cápsulas, pós, cremes, chás, óleos e kits de tratamento. Frequentemente anunciados como tratamentos “naturais” e frequentemente falsamente rotulados como suplementos dietéticos, tais produtos podem parecer inofensivos, mas podem causar danos ao atrasar ou interferir com tratamentos aprovados e benéficos. Na ausência de aprovação da FDA ou autorização em relação à sua segurança, eles também podem conter ingredientes perigosos.

Isso vale não só para tratamentos destinados a seres humanos como para aqueles destinados a animais de estimação. “Cada vez mais, falsos remédios que afirmam curar o câncer em gatos e cães estão aparecendo online”, diz Kornspan. “As pessoas que não podem se dar ao luxo de gastar grandes somas em hospitais de animais para tratar o câncer em seus amados cães e gatos, estão buscando remédios menos caros”.

A FDA insiste com os consumidores que evitem esses produtos potencialmente inseguros e não comprovados e a discutir sempre as opções de tratamento do câncer com seu médico ou veterinário licenciado.

A FDA toma ações

Em abril de 2017, a FDA enviou cartas de advertência a 14 empresas, aconselhando-as a alterar ou remover as alegações fraudulentas em seus sites. Se as empresas não cumprirem com isso, a FDA pode tomar mais ações legais para impedir que seus produtos cheguem aos consumidores.

Sinais de alerta

Enquanto alguns produtos fraudulentos afirmam curar uma variedade de doenças e condições, produtos fraudulentos contra o câncer costumam usar um vocabulário específico, diz Kornspan. Os consumidores devem reconhecer certas frases como sinais de alerta incluindo:

  • Trata todas as formas de câncer
  • Milagrosamente mata células cancerígenas e tumores
  • Reduz tumores malignos
  • Mata células cancerígenas seletivamente
  • Mais eficaz do que a quimioterapia
  • Ataca células cancerígenas, deixando células saudáveis ​​intactas
  • Cura o câncer

Além disso, seja que os produtos afirmam curar o câncer ou outra doença, há um número de frases feitas que podem logo lhe dar a dica de que eles são falsos.

“Há maneiras legais para que os pacientes tenham acesso a medicamentos em fase de pesquisa, por exemplo, participando de ensaios clínicos“, diz Kornspan. Os pacientes que estiverem procurando experimentar um tratamento experimental de câncer, devem conversar com seu médico sobre as opções de tratamento. Para obter mais informações, visite o site do National Cancer Institute Clinical Trials.

Este artigo aparece na página de atualizações do consumidor da FDA, que sempre apresenta o mais recente em todos os produtos regulamentados pela FDA.


FDA

A FDA, Agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, protege a saúde pública, assegurando a proteção, eficácia e segurança dos medicamentos humanos e veterinários, vacinas e outros produtos biológicos para uso humano, e dispositivos médicos. A agência também é responsável pela segurança e proteção dos suprimentos de alimentos da nação, cosméticos, suplementos alimentares, produtos que emitem radiação eletrônica, e pela regulamentação de produtos do tabaco.

Publicado em: 22/05/2017 | Fonte: http://www.fda.gov/

Outras Informações

Interrupção de fornecimento de medicamentos O Ammonaps ainda pode ser fornecido onde não existam alternativas Pharmaceutics International Inc., US: devido a falhas na fabricação, o fornecimento...
Reavaliação das políticas sobre opioides na FDA Reavaliação das políticas sobre opioides na FDA O Dr. Califf, e altos funcionários da FDA são chamados para uma reavaliação abrangente das políticas ...
Sabonetes antibacterianos – segurança e eficiência... A FDA emite regra final sobre a segurança e eficácia dos sabonetes antibacterianos A Agência de Administração de Alimentos e Drogas dos EUA, FDA, emi...

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se e receba informações atualizadas das agências internacionais, FDA/US e EMA/EU.

São informações úteis e pertinentes para médicos, profissionais de saúde e pacientes.

Seus dados estarão totalmente seguros conosco e você pode cancelar sua inscrição quando quiser.

Seu cadastro foi realizado com sucesso!