Tratamento de Asma eosinofílica

Este é um resumo do Relatório Público Europeu de Avaliação (EPAR), sobre o Fasenra, para tratar asma eosinofílica. Ele explica como a Agência avaliou o medicamento para poder recomendar a sua autorização na UE, assim como as condições para a sua utilização. Não se destina a fornecer conselhos práticos sobre como usar o medicamento.

Para obter informações práticas sobre o uso do Fasenra, os pacientes devem ler o folheto informativo da embalagem (bula), ou entrar em contato com o seu médico ou farmacêutico.

O que é o Fasenra e para quê ele é usado?

O Fasenra é um medicamento para a asma usado para tratar adultos com um tipo particular de asma chamada de asma eosinofílica.

É usado como um tratamento adicional para aqueles adultos com asma grave, que não conseguem que o controle da sua asma seja feito adequadamente através de uma combinação de altas doses de corticóides inalatórios e de medicamentos chamados “beta-agonistas de ação prolongada”.

O Fasenra contém como substância ativa, o benralizumab.

Como se usa o Fasenra?

O Fasenra está disponível como uma solução injetável numa seringa pré-preenchida. A dose recomendada para as primeiras 3 aplicações é de 30 mg administrados sob a pele do braço das coxas ou da barriga, a cada 4 semanas, e após isso, a cada 8 semanas. O Fasenra deve ser administrado durante o tempo em que o paciente continuar a se beneficiar, e os médicos devem fazer uma nova avaliação pelo menos uma vez por ano para verificar se o tratamento deve ou não continuar.

O medicamento só pode ser obtido mediante receita médica e deve ser prescrito por médicos com experiência no diagnóstico e tratamento da asma grave.

Para maiores informações, consulte o folheto informativo da embalagem (bula).

Como o Fasenra funciona?

Na asma eosinofílica, os sintomas estão associados a ter muito de um tipo de glóbulos brancos chamados eosinófilos no sangue e na fleuma dos pulmões. A substância ativa do Fasenra, o benralizumab, é um anticorpo monoclonal (um tipo de proteína) projetado para se conectar a receptores (alvos) chamados de receptores de interleucina-5 na superfície dos eosinófilos. Ao se conectar aos receptores da interleucina-5, o Fasenra ativa o sistema imune (as defesas naturais do corpo) para matar os eosinófilos no sangue e nos pulmões. Isso ajuda a reduzir a inflamação, resultando em uma redução das crises de asma e na melhora dos sintomas.

Que benefícios do Fasenra foram demonstrados nos estudos?

O Fasenra demonstrou reduzir o número de exacerbações (crises) de asma durante o tratamento em 2 estudos principais envolvendo um total de 2.511 pacientes com asma eosinofílica, que não era adequadamente controlada com uma combinação de altas doses de corticóides inalatórios e beta-agonistas de ação prolongada. Antes do tratamento, entre os pacientes com maior número de eosinófilos no sangue, o número de crises graves por ano foi de 0,66 em pacientes tratados com o Fasenra (administrado a cada 4 semanas, nas primeiras 3 doses e após isso a cada 8 semanas), em comparação com 1,14 em pacientes a quem foi dado placebo (uma substância sem propriedades farmacológicas).

Um terceiro estudo envolvendo 220 pacientes mostrou que mais pacientes entre aqueles que receberam o Fasenra, tiveram sua condição melhorada a ponto de terem a possibilidade de reduzir a sua dose de corticóides em 75%, em média, em comparação com 25% daqueles que receberam o placebo.

Quais são os riscos associados ao Fasenra?

Os efeitos colaterais mais comuns com o Fasenra (que podem afetar até 1 em cada 10 pessoas) incluem dor de cabeça e faringite (dor de garganta). Para obter a lista completa de efeitos colaterais e restrições com o Fasenra, consulte o folheto informativo da embalagem (bula).

Por quê o Fasenra foi aprovado?

O Fasenra demonstrou ser mais eficaz do que o placebo na redução do número de crises de asma e na necessidade de tratamento com corticóides. O medicamento é bem tolerado e tem poucos efeitos colaterais. Assim sendo, a Agência Europeia de Medicamentos decidiu, que os benefícios do Fasenra são superiores aos seus riscos e recomendou que fosse aprovado para o uso na UE.

Que medidas estão sendo tomadas para garantir o uso seguro e eficaz do Fasenra?

Recomendações e precauções a serem seguidas pelos profissionais de saúde e pelos pacientes para o uso seguro e eficaz do Fasenra foram incluídos no resumo das características do produto e no folheto informativo da embalagem (bula).

Outras informações sobre o Fasenra

A Comissão Europeia concedeu uma autorização de comercialização, válida em toda a União Europeia para o Fasenra, em 8 de janeiro de 2018

Para maiores informações sobre o tratamento com o Fasenra, leia o folheto informativo da embalagem (bula), (também parte do EPAR), ou entre em contato com o seu médico ou farmacêutico.


EMA

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) é uma agência descentralizada da União Europeia (UE), localizada em Londres. Ela começou a operar em 1995. A Agência é responsável pela avaliação científica, vigilância e segurança, monitoramento de medicamentos desenvolvidos por empresas farmacêuticas para uso na UE.

Publicado em: 08/03/2018 | Fonte: http://www.ema.europa.eu/

Para importar Fasenra, entre em contato com a Medicsupply!


 

Outras Informações

Crises parciais de epilepsia – Briviact (bri... Briviact para crises parciais de epilepsia A FDA aprovou o Briviact para crises parciais de epilepsia. O Briviact (brivaracetam) como tratamento adic...
Infecção pelo vírus da imunodeficiência humana Infecção pelo vírus da imunodeficiência humana O Juluca é um medicamento para o HIV, usado no tratamento de infecção pelo vírus da imunodeficiência h...
Prevenção de náuseas e vômitos – Varuby (rolapitan... Prevenção de náuseas e vômitos Este é um resumo do Relatório Público Europeu de Avaliação (EPAR), sobre o Varuby, para prevenção de náuseas e vômitos...

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se e receba informações atualizadas das agências internacionais, FDA/US e EMA/EU.

São informações úteis e pertinentes para médicos, profissionais de saúde e pacientes.

Seus dados estarão totalmente seguros conosco e você pode cancelar sua inscrição quando quiser.

Seu cadastro foi realizado com sucesso!