Artrite reumatoide ativa

Em 15 de Dezembro de 2016, o Comitê de Medicamentos para Uso Humano (CHMP), adotou um parecer favorável, recomendando a concessão de uma autorização de comercialização para o medicamento Olumiant, destinado ao tratamento da artrite reumatoide.

Fabricante

A empresa fabricante requerente do medicamento é a Eli Lilly Nederland B.V.

Composição

O Olumiant estará disponível em comprimidos, de 2 mg e 4 mg, revestidos por película. A substância ativa do Olumiant é o baricitinib, um inibidor seletivo e reversível da Janus quinase (JAK) 1 e 2 (código ATC: L04AA37). As Janus quinases são enzimas que transduzem sinais intracelulares de receptores de superfície celular para uma série de citosinas e fatores de crescimento envolvidos na hematopoiese, inflamação e função imunológica. O Olumiant reduz os sintomas da artrite reumatoide.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns são aumento do colesterol LDL, infecções do trato respiratório superior e náusea.

A indicação completa é:

“O Olumiant é indicado para o tratamento da artrite reumatoide ativa, de moderada a grave em pacientes adultos que responderam inadequadamente,  ou que são intolerantes a um ou mais fármacos modificadores de doença antirreumáticos. O medicamento pode ser utilizado como monoterapia ou em combinação com o metotrexato (ver seções 4.4, 4.5 e 5.1 para obter os dados disponíveis sobre diferentes combinações).”

Prescrição médica

Está sendo proposto que o Olumiant seja prescrito por médicos com experiência no diagnóstico e tratamento da artrite reumatoide.

Recomendações detalhadas

As recomendações detalhadas para a utilização deste produto serão descritas no resumo das características do produto (CPE), que será publicado no Relatório Público Europeu de Avaliação (EPAR) e disponibilizado em todas as línguas oficiais da União Europeia após a concessão da autorização de comercialização dada pela Comissão Europeia.


EMA

Agência Europeia de Medicamentos (EMA) é uma agência descentralizada da União Europeia (UE), localizada em Londres. Ela começou a operar em 1995. A Agência é responsável pela avaliação científica, vigilância e segurança, monitoramento de medicamentos desenvolvidos por empresas farmacêuticas para uso na UE.

Atualizado em: 16/12/2016 | Fonte: http://www.ema.europa.eu/

Outras Informações

Infecções na corrente sanguínea – Kit PhenoTest BC... Teste identifica organismos que causam infecções na corrente sanguínea A Agência de Administração de Alimentos e Drogas dos EUA, FDA, permitiu hoje a...
Síndrome do Intestino Irritável – Viberzi e Xifaxa... Duas terapias para tratar a Síndrome do Intestino Irritável A Agência de Administração de Alimentos e Drogas dos EUA, FDA, aprovou hoje o Viberzi (el...
Bactérias resistentes a antibióticos – teste detec... Bactérias resistentes a antibióticos A FDA autoriza primeiro teste detector de marcadores genéticos específicos para determinadas bactérias resistent...

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se e receba informações atualizadas das agências internacionais, FDA/US e EMA/EU.

São informações úteis e pertinentes para médicos, profissionais de saúde e pacientes.

Seus dados estarão totalmente seguros conosco e você pode cancelar sua inscrição quando quiser.

Seu cadastro foi realizado com sucesso!