Tratar os níveis de ácido úrico no sangue associados com gota

A Agência de Administração de Alimentos e Drogas dos EUA, FDA, aprovou o Zurampic (lesinurad) para tratar níveis elevados de ácido úrico no sangue (hiperuricemia) associados com gota, quando usado em combinação com um inibidor da xantina oxidase (XOI), um tipo de medicamento aprovado para reduzir a produção de ácido úrico no organismo.

Forma dolorosa de artrite

A gota é uma forma dolorosa de artrite, causada pelo acúmulo de excesso de ácido úrico no corpo, e normalmente aparece pela primeira vez como vermelhidão, dor e inchaço no dedão do pé. O ácido úrico no sangue é produzido pela decomposição de substâncias chamadas purinas, que são encontradas em todos os tecidos do corpo. O ácido úrico normalmente se dissolve no sangue, em seguida, passa através dos rins e vai para fora do corpo pela urina.

O ácido úrico pode acumular-se no sangue, essa é uma condição chamada hiperuricemia. Isso acontece, quando o corpo aumenta a quantidade de ácido úrico que produz, e os rins não conseguem se livrar desse excesso de ácido úrico de maneira suficiente, ou quando a pessoa come alimentos demais ricos em purinas. A maioria das pessoas que têm hiperuricemia não desenvolvem a gota, mas se o ácido úrico forma cristais no corpo, a gota pode acabar por se desenvolver.

“Controlar a hiperuricemia é fundamental para o tratamento da gota a longo prazo”, disse o Dr. Chowdhury Badrul, diretor da Divisão de Produtos Pulmonares, de Alergia e Reumatologia do Centro da FDA, para a Avaliação e Pesquisa de Drogas. “O Zurampic oferece uma nova opção de tratamento para os milhões de pessoas que podem desenvolver a gota ao longo de suas vidas.”

Funcionamento

O Zurampic funciona, ajudando o rim excretar o ácido úrico. Ele faz isso através da inibição da função de proteínas transportadoras envolvidas na reabsorção do ácido úrico no rim.

Segurança e eficácia

A segurança e eficácia para o Zurampic foram avaliadas em três estudos randomizados e controlados por placebo, em combinação com um XOI, envolvendo 1.537 participantes por no mínimo12 meses. Os participantes tratados com o Zurampic em combinação com um XOI, experimentaram redução nos níveis de ácido úrico sérico em comparação com os que usaram o placebo.

Efeitos colaterais

As reações adversas mais frequentes nesses ensaios clínicos foram; dor de cabeça, gripe, aumento da creatinina no sangue e doença de refluxo gastroesofágico.

Advertências na embalagem

O Zurampic tem uma advertência na sua embalagem, que fornece informações importantes sobre a sua segurança para os profissionais de saúde, incluindo o risco de insuficiência renal aguda, que é mais comum quando usado sem um XOI, e com doses do Zurampic superiores às aprovadas.

Estudo pós-comercialização

A FDA também está exigindo um estudo pós-comercialização para avaliar ainda mais a segurança renal e cardiovascular do Zurampic.

Fabricante

O Zurampic é fabricado pela AstraZeneca Pharmaceuticals LP, com sede em Wilmington, Delaware.


FDA

A FDA, Agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, protege a saúde pública, assegurando a proteção, eficácia e segurança dos medicamentos humanos e veterinários, vacinas e outros produtos biológicos para uso humano, e dispositivos médicos. A agência também é responsável pela segurança e proteção dos suprimentos de alimentos da nação, cosméticos, suplementos alimentares, produtos que emitem radiação eletrônica, e pela regulamentação de produtos do tabaco.

Publicado em: 22/12/2015 | Fonte: http://www.fda.gov/

Outras Informações

Câncer colorretal avançado – Lonsurf (trifluridina... Tratamento de pacientes com câncer colorretal avançado A Agência de Administração de Alimentos e Drogas dos EUA, FDA, aprovou o Lonsurf (uma pílula q...
Lente intraocular para pacientes com catarata Lente intraocular com ampla gama de visão para pacientes com catarata A Agência de Administração de Alimentos e Drogas dos EUA, FDA, aprovou hoje a p...
Medicamento para o sistema imunológico – Solymbic ... Medicamento para o sistema imunológico Este é um resumo do Relatório Público Europeu de Avaliação (EPAR), sobre o Solymbic, um medicamento para o sis...

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se e receba informações atualizadas das agências internacionais, FDA/US e EMA/EU.

São informações úteis e pertinentes para médicos, profissionais de saúde e pacientes.

Seus dados estarão totalmente seguros conosco e você pode cancelar sua inscrição quando quiser.

Seu cadastro foi realizado com sucesso!